A Matematização da Vida: Uma Análise das Produções Científicas do Campo da Educação Física Acerca de Pessoas na Meia Idade

Por: , e .

Pensar a Prática - v.16 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivamos analisar as organizações metodológicas que estruturam as investigações da Educação Física produzidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com pessoas na meia idade e suas implicações na produção do conhecimento face à realidade social concreta. Analisamos os dados de duas teses e dezessete dissertações com base no modelo quadripolar. Identificamos que dezoito pesquisas aproximaram-se da tendência epistemológica empírico-analítica e uma do referencial crítico-dialético. As questões de método enfatizaram a quantificação das informações referentes à vida dos sujeitos, desprezando explicações de ordem mais qualitativa, no âmbito social ou subjetivo, o que por vezes distanciou os estudos do plano do real, no sentido de um potencial impacto social significativo.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/25352/15259

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.