A Materialização da Democracia em Jatai: Um Estudo da Relação do Poder Publico com a Comunidade Jataiense na Configuração da Ação da Superintendencia de Esporte e Lazer do Municipio

Por: Cátia Regina Assis Almeida Leal.

2002 27/11/2002

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação é o resultado de nossas experiências, tanto no campo particular como no campo profissional Essas experiências contribuíram sobremaneira para a construção do estudo, que é a expressão de muitas lutas e inquietações. A pesquisa foi realizada observando os referenciais teóricos relativos ao tema, algumas fontes documentais, entrevistas e uma observação participante na Associação de Moradores do Conjunto Rio Claro da cidade de Jataí - Go. Teve como objetivo central investigar, na teia das relações estabelecidas entre a sociedade civil organizada e o Poder Público - a primeira representada pela Associação de Moradores de Bairro do Conjunto Rio Claro, e a segunda pela Superintendência de Esporte e Lazer do Município -, tanto a materialização da democracia quanto a configuração da ação Esportiva e de Lazer explicitadas nos programas da Superintendência mencionada. O trabalho se justifica na medida em que procuramos compreender a organização da sociedade no que se refere à sua comunicação e relacionamento com o poder público, como ela se organiza e reivindica a satisfação de suas necessidades e com quais instrumentos. Para isso, identificamos a Superintendência de Esporte e Lazer, através de uma contextualização histórica e dos programas desenvolvidos por ela. Entretanto, para que ficasse claro o papel que a Superintendência desenvolve no Poder Público, apontamos também alguns dados sobre o município, através de sua forma de organização política no que tange à materialização da democracia, e ainda o posicionamento popular diante dessa política. A pesquisa contempla, também, um estudo sobre o trabalho desenvolvido pelas Associações de Bairro do município de Jataí e é apresentada de forma bastante detalhada; uma delas, através de uma observação participante. A dissertação procura apontar, por meio das considerações transitórias, a realidade encontrada, ou seja, um modelo político-democrático altamente centralizador e com participação popular bastante limitada. Podemos ressaltar que o estímulo proveniente do conjunto de reflexões contidas neste trabalho funda-se no intuito de apresentar novos subsídios que tragam nos orientações na incansável luta pela superação desse modelo de sociedade da qual somos, fazemos e temos parte.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000284884&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.