A Mediação Pedagógica no Ambiente Virtual de Aprendizagem : Análise dos Fóruns do Curso a Distância de Educação Física

Por: Margarete Zambeli da Silva.

2012

Send to Kindle


Resumo

Silva, Margarete Zambeli da
Orientador(es):  Feres Neto, Alfredo
Assunto:  Ensino a distância
Realidade virtual na educação
Educação física
Data de publicação:  13-Mar-2013
Data de defesa:  2012
Referência:  SILVA, Margarete Zambeli da. A mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: análise dos fóruns do curso a distância de educação física. 2012. xi, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo:  O presente estudo analisa a mediação pedagógica e a interação, as diferentes possibilidades midiáticas, a organização das disciplinas na interface do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como os determinantes para que ocorra a mediação. Para tanto, realizou-se uma investigação a partir do levantamento bibliográfico sobre o tema, abordando as tecnologias educativas, estudo sobre educação a distância, características, histórico e conceitos, bem como sobre as categorias mediação pedagógica, interação e linguagem, a partir das mensagens postadas pelos orientadores acadêmicos e estudantes na ferramenta “fórum” do curso a distância de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. O tratamento dos dados foi realizado com o método de análise de conteúdos, que possibilitou o agrupamento das mensagens por Unidades de Contexto, tanto para as mensagens dos orientadores acadêmicos quanto para as postadas pelos estudantes. A pesquisa concluiu que o curso investigado, no tocante às categorias mediação e interação dos sujeitos, não conseguiu romper com o velho modelo das escolas de correspondência, fortemente caracterizado pelo baixo diálogo e por poucas possibilidades dos usos de recursos midiáticos e das TIC. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12454

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.