A Mídia e a Construção do Herói Esportivo: Análise da Revista Placar com Neymar Crucificado

Por: Patrícia Rangel Moreira Bezerra.

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Percebe-se que o mito do herói está presente na informação esportiva através do discurso e também das imagens no jornalismo. De tanto serem veiculadas pela mídia, acabam fazendo parte do imaginário social da sociedade brasileira, sempre carentes de ídolos e personalidades. Desta forma, o artigo analisa a polêmica reportagem da revista Placar de outubro de 2012 em que apresenta como capa a imagem do jogador Neymar crucificado numa nítida alusão religiosa a Jesus Cristo. A pesquisa procura identificar quais recursos são utilizados para aproximar o jogador à narrativa de herói brasileiro e ídolo da pósmodernidade. 

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.