A Mídia e a Construção do Herói Esportivo: Análise de Publicidades com Ronaldo Fenômeno

Por: Marcos Roberto Godoi.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.33 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. Ocorpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda “Ronaldo toureiro” criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas “Boas vindas a Ronaldo” e “Ronaldo brahmeiro”, as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.

Endereço: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/726

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.