Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar o modo pelo qual se dá a construção do mito do jogador de futebol pelas mídias, considerando três casos paradigmáticos: o do Rei Pelé, o do Fenômeno Ronaldo e o do eterno garoto Neymar. O corpus da pesquisa é híbrido e cronologicamente diverso, sendo constituído pela narração dos gols de Pelé no rádio e pela cobertura da imprensa escrita, nas décadas 1950-1970; pelo acompanhamento da trajetória de Ronaldo pela televisão, nos anos 1990-2010; e pelas mídias sociais através das quais Neymar se produz, no momento atual. O referencial teórico da pesquisa abrange estudos clássicos sobre o mito, com ênfase naqueles que tratam de sua recorrência para além do berço grego, e obras de antropologia e sociologia do esporte. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental. Acreditamos que a relevância do trabalho prende-se a que, embora o alcance midiático dos mitos selecionados seja eminente, abrangendo adeptos de todas as idades, os estudos acerca de suas construções midiáticas são ainda pouco explorados academicamente

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