Resumo

Este trabalho pretende relançar a discussão em torno da idéia do desenvolvimento das aptidões motoras, sobretudo da necessidade em trilhar espaços da análise quantitativa das diferentes trajetórias percorridas por crianças e jovens na flecha do seu tempo cronológico. E apresentada uma abordagem crítica às estratégias analíticas e aos delineamentos utilizadas por pesquisadores das Ciências do Desporto; proponho uma "nova" metodologia para interpretar o fenômeno da mudança intra-individual nas alterações inter-indivíduos nas suas trajetórias desenvolvi-mentistas. A metodologia de análise das trajetórias latentes é apresentada e justificada a partir de um exemplo empírico, mostrando o seu enorme valor para estudar, de modo normativo e diferencial, problemas nucleares do desenvolvimento de aptidões e habilidades motoras em crianças e jovens. Esta metodologia procura congregar as idéias nor-mativistas e diferencialistas, dado estudar em simultâneo o sujeito e o grupo, o comportamento das médias no tempo e as diferenças entre sujeitos permitindo a inclusão de preditores que governam as trajetórias desenvolvimentalistas individuais.

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