Resumo

A obra FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA surge como importante contribuição ao atual debate em curso no Brasil sobre a formação profissional em Educação Física, a partir da publicação das Resoluções 01/2002 e 02/2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica) e as Resoluções 07/2004 e 06/2006 (Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física), principalmente na perspectiva da importância da modularização dos currículos para a formação inicial do futuro professor de educação física escolar. A obra lançada em setembro de 2017, também se configura como um importante referencial para analisar e debater criticamente o Programa de Residência Pedagógica, lançado pelo Governo Federal em articulação com programas da CAPES e que se constitui em uma ação da Política Nacional de Formação de Professores. Com essa discussão os autores buscam uma reflexão e uma ação no sentido de rediscutir um “futuro da formação” e a construção de novo futuro para o papel e realidade da escola.

REFERÊNCIAS

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí:Editora Unijuí, 2001.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & Kunz, E. (Orgs). Intercâmbios Cientificos Internacionais em Educação Física. Ijui:Editora Unijuí, 2004.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & Taffarel, C. Currículo e Educação Física. Formação de Professores e Práticas nas Escolas. Ijuí:Editora Unijuí, 2007.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R..Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Historias de movimento com crianças. Ijuí:Editora Unijui, 2010.

HILDEBRANDT, R. Concepções abertas no ensino da educação fisica. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijui: Editora Unijuí. 2013.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R & TAFFAREL, C. Z. Formação de professores e trabalho educativo na educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.

KUNZ, E. (Org). Brincar & Se-Movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: Editora Unijuí, 2ª edição, 2017.

 

Acessar