Resumo

A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017). O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA.

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