A Mulher e Esporte no Brasil: Uma Abordagem Históricaantropológica

Por: .

V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

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Resumo

Este trabalho aborda inicialmente a questão do gênero numa visão Filogenética históricaantropológica c reforça a idéia de se levar cm consideração a integração bio-cultural para a análise do fenômeno. O fato do esporte ter emergido de um passado de desigualdades, carregado de valores masculinos, influencia na menor participação das mulheres na prática esportiva. A condição de desigualdade da mulher na sociedade vem ocorrendo desde a formação das primeiras sociedades hominíades. A seguir o trabalho enfoca sobre a Educação Física e Esporte no Brasil enfatizando a Mulher. Mostra a influência dos colonizadores portugueses nos padrões educacionais. Enfatiza que o modelo de Educação Física e Esporte representa idéias e conceitos originados de países como europeus como Inglaterra, Alemanha, França c Suécia. No passado c ainda atualmente a escola tem um papel fundamental ao acesso à Educação Física e Esporte para a mulher no Brasil. Recentemente escolas públicas têm ministrado aulas com turma mistas, situação esta que necessita maior preparo do corpo discente para tal tarefa. Nos últimos anos os clubes têm dado maior incentivo à prática esportiva feminina, inclusive permitindo que a mulher treine na cidade em que mora. A organização esportiva nacional tem sofrido modificações especialmente a nível de ministério e secretarias. Diferentes autarquias, entidades públicas e privadas têm se preocupado em incentivar a população à prática esportiva. A luta da mulher na prática esportiva tem sido intensa para romper os valores negativos. A mídia pode contribuir para a emancipação da mulher no esporte. O direito à prática esportiva existe, entretanto deve ser exercido com persistência. O futuro da mulher no esporte no Brasil depende da sociedade, mas principalmente dela própria

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