A Mulher e o Esporte: a Participação Feminina nos Esportes Coletivos na Cidade de Macapá-AP Brasil no Período de 2000 a 2010

Por: Alexandre Guimarães e Thaís Silva.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Está pesquisa exploratória e de caráter qualitativo teve como objetivo Investigar a participação da mulher nos esportes coletivos na cidade de Macapá no período de 2000 a 2010. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com perguntas abertas seguido de entrevista com gravação de áudio. Os sujeitos da pesquisa foram os presidentes das federações e clubes amapaenses. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a de Análise de Conteúdo de Bardin (1979). Os dados após serem analisados, categorizados e interpretados apresentaram os seguintes resultados: a escola, por meio da disciplina de Educação Física, é um veículo importante para a inserção da mulher à prática esportiva; a participação da mulher nos esportes coletivos na cidade de Macapá no período de 2000 a 2010 aumentou, sendo principalmente de cunho amador, praticado em clubes e outros espaços; aumento do número de clubes no período de 2000 a 2010; aumento na participação feminina em campeonatos municipais e intermunicipais; maior visibilidade na mídia televisiva; constatou-se que não há mulher ocupando cargos administrativos e técnicos nas federações esportivas amapaenses, prevalecendo, ainda, a hegemonia masculina; falta de investimentos aos clubes que servem de base para a prática esportiva. Assim, a visibilidade esportiva da mulher na cidade existe, mas, é pequena se comparada à masculina. Os avanços foram vários, porém, mesmo devido aos problemas as mulheres continuam a participar e a vencer os obstáculos presentes no esporte e na cidade.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.