Resumo

Introdução: A luta da mulher pelos seus objetivos, e contra o preconceito, vem de longas datas, inclusive no esporte. No futebol, devido a questões culturais, sempre existiu forte discriminação contra a participação feminina. No âmbito escolar, verifica-se que muitas meninas demonstram interesse na modalidade, apesar das barreiras que ainda enfrentam. Objetivo: o objetivo do presente estudo é identificar a participação da mulher nas aulas de Educação Física. Materiais e métodos: O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com caráter explicativo. A amostra foi constituída por 48 alunas, com faixa etária entre 11 e 17 anos, matriculadas regularmente no Ensino fundamental II de uma escola localizada numa cidade do interior da Bahia. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário composto por sete perguntas objetivas. Resultados: 79% das entrevistadas relataram ter sido introduzidas ao futebol em ambiente escolar, 4% em clubes e 17% na rua. Quanto às barreiras, 75% relataram ter sofrido discriminação, e todas relataram oposição dos colegas, 67% relataram ter participado dos jogos internos na modalidade, e todas relataram haver treinamento feminino na escola. Discussão: Os achados estão em consonância com os dados evidenciados na literatura, e explicita as grandes barreiras enfrentadas pelo futebol feminino, apesar da crescente popularidade do futebol em meio as mulheres.  Conclusão:  Ainda existem fatores que contribuem negativamente para visibilidade do futebol feminino, como a rejeição e o preconceito. Sugere-se que novos debates sejam fomentados com a finalidade de remover tais barreiras.

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