A Musculação e o Desenvolvimento da Potência Muscular nos Esportes Coletivos de Invasão: Uma Revisão Bibliográfica na Literatura Brasileira

Por: Cristiano Rafael Pinno.

Revista da Educação Física - UEM - v.16 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

A preparação física, dentro do treinamento desportivo, apresenta como principal finalidade o desenvolvimento das capacidades físicas. Para os esportes coletivos de invasão, uma das principais capacidades é a força, que, juntamente com a velocidade, determina a força explosiva/potência e/ou força rápida que se apresentam nas principais ações destes esportes. Os principais métodos utilizados para o desenvolvimento das capacidades de força são a musculação e a pliometria, esta última, aplicada exclusivamente à força explosiva. As pesquisas muito evoluíram a respeito do treinamento de força, no entanto, ainda há caminhos a percorrer. O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão bibliográfica sobre a relação treinamento de força explosiva na musculação e treinamento nos esportes coletivos de invasão através, principalmente, das publicações de pesquisas no Brasil e países do Cone Sul.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.