A Nação no Campo de Jogo: Um Diálogo Comparativo Entre Discursos Nacionais Argentinos Brasileiros Durante a Copa do Mundo de 2014

Por: Nicolas Cabrera.

Tempo Social, Revista de Sociologia da Usp - v.29 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Neste trabalho procuraremos retomar o diálogo entre futebol e nacionalismo a partir de uma estratégia metodológica um tanto diferenciada em relação à nossa história bibliográfica: pretendemos nos afastar da ótica nação-cêntrica. Para isso, colocaremos o nosso foco nas trocas simbólicas dialogantes entre narrativas nacionais construídas pelos hinchas da Argentina e os torcedores do Brasil durante a Copa do Mundo Brasil 2014. O trabalho apresenta duas seções: a primeira é uma tentativa de sistematizar algumas reflexões relevantes para pensar o futebol e a Copa como terreno simbólico privilegiado para ler a tensão local-global. A segunda seção é um deslocamento para a análise dos cânticos trocados pelos hinchas da Argentina e os torcedores brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702017000100257&lng=pt&nrm=iso&tlng=es

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.