A Natureza dos Saberes Profissionais dos Professores de Educação Física

Por: M. F. G. Silva e S. Souza Neto.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os elementos que compõe a natureza dos saberes profissionais dos professores de Educação Física. Como procedimento metodológico optouse pela pesquisa qualitativa, descritiva analítica, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados baseou-se pela análise de conteúdo de 18 questionários e entrevistas de professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino - Diretoria de Ensino de Limeira. Entre os resultados observouse que os saberes profissionais dos professores têm uma natureza: temporal; plural e heterogênea; humana, personalizada e situada. Na dimensão temporal desses saberes encontramse como elementos o desenvolvimento de um capital cultural e um processo biográfico e relacional vinculado a construção da identidade docente. Por sua vez, as dimensões plural e heterogênea trazem subjacentes a elas os saberes docentes, revelando uma coerência pragmática e os aspectos inerentes ao trabalho docente que subsidiam as ações dos professores em sala de aula. Com relação às dimensões humana, personalizada e situada desses saberes profissionais esclarece-se que o objeto desse trabalho são os seres humanos, sendo que por meio deles emerge também uma perspectiva relacional proveniente dos lugares de formação atrelada a uma bagagem emocional pessoal. Concluiu-se que as diferentes dimensões desses saberes profissionais assim o são em função de que os fundamentos do ensino são existenciais, sociais e pragmáticos (temporal); o agir do professor se baseia em vários tipos de juízos práticos, objetivos educacionais, valores morais e normas sociais (plurais e heterogêneos) e; a sua relação com as pessoas (pares e objeto de trabalho) ocorre por meio das vivências decorrentes da socialização primária, bem como dos conhecimentos pedagógicos e de sua atuação profissional, constituindo os saberes-na-ação (humanos, personalizados e situados). A mobilização desses saberes pode fundamentar também uma epistemologia da prática profissional. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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