A Noção de Espaço na Prática Desportiva: Um Estudo de Casos Múltiplos com Base na Epistemologia Genética com Praticantes de Futsal

Por: Ademar Simões da Motta Júnior.

226 páginas. 2011 28/02/2011

Send to Kindle


Resumo

Esta tese tem como objetivo avaliar possíveis influências da constituição da noção de espaço no sujeito, entendida de acordo com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, na aprendizagem e desenvolvimento da prática de futsal. Trata-se de um estudo de casos múltiplos envolvendo dois grupos: o primeiro formado por alunos que praticam futsal na categoria pré-mirim masculina que são considerados pelos seus professores, como bons jogadores e o segundo constituído por alunos com idênticas características exceto pelo fato de que são considerados pelos seus professores como jogadores que têm dificuldades nessa modalidade desportiva. Não é tarefa simples explicar porque os alunos de equipes de futsal, ora parecem, quando observados individualmente, ter a noção espacial constituída ao executarem as técnicas e táticas necessárias para esse desporto, e ora visivelmente, em situação de jogo, apresentar falhas na constituição espacial. Por vezes, a aparência de que a noção já construída desaparece. O esclarecimento a essa questão não nos parece estar no âmbito do treinamento desportivo, como já o tentaram alguns pesquisadores, mas na compreensão de como se desenvolve e evolui a cognição do sujeito, especialmente, a noção de espaço. A Epistemologia Genética pode encaminhar respostas a essa problemática. Nossa hipótese diretriz é a de que há uma diferença significativa entre a constituição da noção espacial de alunos praticantes do futsal que os professores consideram bons e aqueles considerados como tendo dificuldades, sendo, pois, uma variável que influencia diretamente no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos ao executarem essa modalidade desportiva. Os resultados confirmaram a hipótese de que há relação entre a avaliação do desempenho na prática do futsal feita pelo treinador e a construção do espaço, indicando uma necessidade dos professores de Educação Física buscarem entender o processo dessa construção para poderem efetivamente auxiliar seus alunos em sua formação no Ensino Fundamental do ciclo II.

Endereço: http://www.marilia.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao/teses/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.