A Nova Classe Trabalhadora Vai Ao Ensino Superior: Um Retrato das Licenciaturas em Educação Física no Estado do Espírito Santo

Por: Alessandra Galve Gerez e .

Pensar a Prática - v.21 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do trabalho foi apresentar o panorama da privatização das licenciaturas em Educação Física (EF) no Estado do Espírito Santo (ES) e o perfil dos estudantes que freqüentam estes cursos. Foi feita uma pesquisa documental, tendo como fonte o Censo de Ensino Superior/2015, os cursos cadastrados no Brasil, os relatórios do ENADE/14 e o Ranking das universidades brasileiras/2017. Os dados foram interpretados a luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados indicam que 96,5% dos cursos no ES estão na rede privada. Os estudantes pertencem à “nova classe trabalhadora” brasileira, vieram da escola pública e com baixo capital cultural familiar. Isso traz à tona a necessidade de repensar as práticas didático-pedagógicas nos cursos de EF.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/49993

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.