A Observação Psicológica

Por: Athayde Ribeiro da Silva.

XIX Olimpíada Mexico/68. Aspectos Técnicos Evolutivos..

Send to Kindle


Resumo

Nossas observações no México, e os contatos com colegas, prosseguidos, em Washington, durante a realização do II Congresso Internacional de Psicologia Esportiva, foram 'de extrema utilidade, principalmente por permitir uma avaliação da situação atual dá Psicologia Esportiva.

Essa especialização, no panorama teórico, está viva em todo o mundo; nos aspectos práticos existe, com maior ou menor intensidade, em alguns países, mas, há problemas, no momento, dificultando sua ação, coisa habitual e até inevitável com especialidades novas, sem que, por isso mesmo, possa ser desprezada ou deixar de ser reconhecida e proclamada. Podemos sumariar as resistências dessa ou daquela categoria que lida com esportes: em alguns países, os dirigentes; em outros, os treinadores; acolá os atletas, às vêzes os médicos.

No Brasil, onde o campo da Psicologia Esportiva é limitado quase que só ao futebol, ou ao pentatlo militar, nota-se mais ou menos o seguinte quadro: os médicos são os grandes aliados dos psicólogos, reconhecem sua importância, propugnam por sua atuação e facilitam a coordenação dos trabalhos; os educadores físicos têm a mesma atitude dos médicos até mais: têm entusiasmo e um sentido de cooperação altamente incentivador; os atletas aceitam muito bem a Psicologia, mas se acautelam com a pessoa do profissional, dependendo o êxito da especialidade entre os esportistas muito da personalidade do Psicólogo; os dirigentes, de modo geral, aceitam com reservas a Psicologia. A nossa impressão (e quem sabe se estamos errados) é a de que conhecem a validade dela, mas não estão interessados em usá-la, principalmente no esporte profissional, onde, ademais, há, sempre, a preocupação em comprimir as despesas, coisa compreensível, aliás (com certeza não será difícil mostrar, demonstrar e provar que os gastos com a Psicologia constituem fração mínima do que se despende com um profissional, e que podem até torná- -lo menos custoso às entidades). Também os dirigentes assumem uma atitude de quem deseja êxito absoluto e rápido da Psicologia e, às vêzes, demonstram insatisfação, se o clube não passa logo a obter vitórias. 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.