A Observação Reflexiva na Prática Pedagógica dos Professores em Formação Inicial Constituinte da Transposição Didática dos Saberes a Ensinar

Por: Luis Eugênio Martiny e .

Pensar a Prática - v.17 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do trabalho foi (re)conhecer a observação como elemento da prática pedagógicas dos Professores em formação inicial. A pesquisa teve duração de três meses e foi realizada em escola pública de João Pessoa (PB). Participaram da investigação três acadêmicos do curso de Educação Física da UFPB. As técnicas de coleta foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos; Foram analisadas 8 aulas de cada acadêmico. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Reconheceu-se três tipos de observação: a) espelhada; b) incorporativa; c) corporativa. Estes tipos se converteram em três estágios: a) sincrético; b) analítico; c) correlato. Aponta-se que a observação não somente corrobora no processo de transposição didática, mas que constrói também um saber coletivizado.

Endereço: http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/26774

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.