Resumo

A oferta e demanda por serviços turísticos estão em grande expansão no mundo. Neste contexto, a região da Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina, possui recursos ímpares a esse respeito, principalmente em questões referentes ao ambiente natural. Frente à dimensão econômica, a permanente busca por novos produtos turísticos tem levado a inovações no setor: a especialização nos mais diversos segmentos, dentre eles o turismo de aventura, e com ele, as contraditórias exploração e revigoração dos mais diversos destinos. Partindo destas considerações, o objetivo deste trabalho é analisar a oferta de turismo de aventura em Florianópolis sob a perspectiva de gestores do setor. O trabalho é de caráter exploratório, qualitativo, do tipo estudo de caso. O instrumento utilizado foi a entrevista em profundidade. A amostra foi composta por seis das oito empresas vinculadas a ABETA em Florianópolis. As principais atividades oferecidas são: escola de surfe, escola de mergulho, paintball, kitesurfe, rafting, canoagem havaiana e tirolesa. Ainda existem as secundárias, realizadas por uma ou duas empresas das seis pesquisadas, são elas: sandboard, cicloturismo, arvorismo, pêndulo, trekking e corrida de orientação ou aventura. Observou-se uma maioria de clientes que consome a primeira experiência, mas poderá se tornar um cliente potencial para as demais atividades de turismo de aventura. Identificou-se a necessidade de ações para combater a sazonalidade e para a recepção de turistas estrangeiros. Percebeu-se disparidade com relação às expectativas com o mercado, dois gestores mencionaram que os negócios “vão mal”, outros quatro, afirmam que o mercado tende a crescer. Como formas de divulgação do negócio os meios mais utilizados são a internet, sites de relacionamentos, folders e agências de turismo.

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