Resumo

O interesse crescente da população pela atividade física vem contribuindo para o aumento do número de clubes, associações esportivas, academias, centros de lazer, dentre outros tipos de espaços públicos e privados. Todas essas instituições esportivas e de lazer requerem uma administração eficiente e competente. Com isso, a demanda no mercado por profissionais que atuem especificamente na gestão desportiva tem crescido. Além disso, os megaeventos esportivos programados para serem realizados no país nos próximos anos solicitarão ainda mais profissionais formados na área da Educação Física, com conhecimento e experiência em gestão, organização e marketing. Inserido nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo verificar se durante a formação acadêmica em Educação Física existe, nas propostas curriculares das entidades formadoras, disciplinas específicas para conteúdos relacionados à gestão esportiva. Buscou-se identificar o número de instituições de Ensino Superior que ministram alguma disciplina relacionada à área, qual a carga horária média e em qual período são oferecidas. Foram analisadas 169 instituições, o que corresponde a 62% do total das cadastradas no Ministério da Educação nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A análise foi realizada através de buscas nas matrizes curriculares, nos sites de cada instituição. Os dados foram tabulados em Microsoft Excel e foi aplicada uma estatística descritiva. Em Minas Gerais, 98% das instituições oferecem pelo menos uma disciplina. Em São Paulo, 89% oferecem alguma matéria. No Rio de Janeiro, a parcela é de aproximadamente 86%. E no Espírito Santo, 100% das instituições analisadas ministram disciplinas específicas da área. Em toda a região Sudeste foram identificadas 338 disciplinas relacionadas à gestão e organização esportiva com carga horária média semestral de 45 horas, sendo oferecidas geralmente, a partir do 5º período. Desse total de disciplinas, somente 10 são oferecidas em caráter optativo. Conclui-se que quase a totalidade das instituições dispõe de pelo menos uma disciplina específica dos conteúdos analisados, resultado esse que parece positivo, já que indica a preocupação com a formação completa dos acadêmicos de Educação Física. Portanto, verificou-se que a formação teórica está sendo ofertada aos alunos. Entretanto, é preciso saber se eles têm buscado conhecimentos e experiência na prática extracurricular, fato determinante para a competência profissional.