A Opinião dos Outros e as Verdades

Por: J. C. Camargo.

Esporte e Educação - n.9 - 1970

Send to Kindle


Brasil, campeão mundial. Aqui você verá a opinião da imprensa estrangeira. A nossa foi estampada em todos os jornais. Somos os pais corujas, sempre, que de um certo modo poderíamos torcer as verdades. As verdades mais cheias de verdades são ditas por aqueles que nada perderiam se não as dissessem.

Brasil, campeão mundial, tri-campeão. E que verdade eu ouvi, numa mesa redonda de televisão, um dia após a conquista. Perguntaram aos comentaristas o que de positivo viram na vitória. Um deles, não me recordo o nome: "Eu fui à Avenida Paulista comemorar. Lá, centenas, milhares de crianças, partilhavam com seus pais da alegria. Crianças de quatro, cinco anos. Aquelas crianças descobriram o Brasil naquele dia."

Brasil, campeão mundial, tri. A Taça Jules Rimei é definitivamente nossa. A verdade que eu não vi. E aquela massa que se aglomerou no Vale do Anhangabaú, também não. Nem uma réplica da Taça, nem a maioria daqueles pelos quais nós vibramos, pelos quais o "Brasil todo deu as mãos".

Mas já vimos todos que o Ministro Jarbas Passarinho quer que vejamos- Vale a intenção, mas nunca será como então. A cartolagem continua na mira.

Mas aqui, permita-nos uma saudação especial para centenas de professores de educação física que nestes dias estão cm Santos, no Curso Internacional de Aperfeiçoamento Técnico e Pedagógico. Uma saudação a eles, pelo interesse no aprimoramento de seus conhecimentos, trabalhando pela juventude brasileira. Uma saudação porque um dos fatores primordiais de nossa vitória no México foi a preparação física de nossos jogadores. Uma saudação porque a Organização Mundial de Saúde atestou, antes do início do Mundial que o Brasil, para surpresa de todos, era o país mais bem preparado fisicamente.

J. C. CAMARGO

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.