A Organização Didática da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos no Sistema Público de Ensino do Município de Natal-RN

Por: Joyce Mariana Alves Barros.

221 páginas. 2016 26/02/2016

Send to Kindle


Resumo

Compreendendo a educação de forma reparadora, equalizadora e permanente como um direito de todo o indivíduo para o exercício pleno de sua cidadania, o presente trabalho discute a Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva-se configurar a prática docente da Educação Física, nesta modalidade, no sistema público de ensino do município de Natal-RN, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar o contexto em que se insere a Educação Física na EJA no município de Natal e b) descrever e problematizar como os professores de Educação Física organizam o seu fazer pedagógico na EJA no município de Natal. Por meio do Estudo de caso qualitativo, enquanto metodologia de pesquisa, investigou-se a organização curricular da Educação Física na EJA a partir da prática pedagógica dos professores deste contexto. Para tanto, foram aplicados questionários a 15 professores do sistema de ensino do referido município no período de 26 de maio a 25 de julho de 2015, organizado em três etapas: 1) Identificação, 2) Prática da Educação Física na EJA e 3) Atuação na Educação Física na EJA. Concluiu-se que as práticas pedagógicas dos professores investigados apontam encaminhamentos para a Educação Física na EJA tais como conteúdos, objetivos educacionais, avaliação, duração das aulas, metodologia de ensino, dificuldades e perspectivas para atuar neste cenário. Estes que corroboram, parcialmente com as orientações curriculares da EJA em Brasil (2002) e Natal (2008), dando indicativos de práticas distintas no contexto de cada professor. Como inferências identifica-se a ausência de uma matriz teórica que direcione o trabalho docente da Educação Física na EJA no município de Natal-RN; inúmeras dificuldades na sistematização do conhecimento e a falta de formação continuada dos professores. Nesta última, acredita-se que o processo de sistematização das práticas pedagógicas dos professores tem origem na formação inicial e continuada, logo, é urgente rever estratégias que promovam uma melhor discussão da EJA na Educação Física no município de Natal-RN, fortalecendo sua oferta na Educação Básica.

Endereço: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21345

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.