A Organização do Trabalho Pedagógico e o Trato com o Conhecimento das Lutas na Educação Física Escolar no Município de Goiânia

Por: Leonardo Conceição Gonçalves.

74 páginas. 2016 26/02/2016

Send to Kindle


Resumo

As lutas são expressões da cultura corporal historicamente produzida pela humanidade e, desta forma, indispensável de ser socializada como conteúdo pertinente às aulas de Educação Física na escola. Em suas formas originais ou adaptadas as lutas estão presentes nos clubes, academias e atualmente no ambiente escolar, sendo tratadas como conteúdo pedagógico. Entretanto, podemos constatar o ensino precarizado deste conteúdo nas escolas públicas municipais goianienses ou então a sua aplicação de forma similar ao que acontece em espaços não escolares. Desta forma, esta pesquisa teve como problemática reconhecer quais elementos dificultam ou inviabilizam o ensino das lutas no contexto da Educação Física escolar em escolas públicas municipais goianienses, sendo objeto de investigação a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento das lutas dos professores de Educação Física que atuam neste contexto educacional. Os referenciais teóricos utilizados neste estudo são Brasil (1997), Coletivo de Autores (1992), Gasparin (2011), Olivier (2000), Pistrak (2000), Saviani (2003), dentre outros. O objetivo foi contribuir com a construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino das lutas na Educação Física escolar. As ações que desenvolvemos durante a pesquisa motivaram a construção de um produto educacional que possibilitou a superação de práticas de ensino ultrapassadas e ainda presentes no sistema educacional brasileiro. No âmbito da cultura corporal esta pesquisa consolidou maneiras de ensinar sobre as lutas que, ao problematizar a competição, o recorde e a hierarquização, o fizeram evidenciando o lúdico, a instabilidade, enfim, as outras variadas possibilidades do ensinar. Esperamos que este trabalho possa servir como referência para a construção de possibilidades didático-pedagógicas para o trato com o conhecimento das lutas e valorização do que é essencial nesse processo: a prática pedagógica.

Endereço: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7335

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.