Resumo

A violência é um fenômeno histórico-cultural presente nas relações sociais do homem em todas as dimensões da sociedade. A escola não está imune às influências da sociedade e a violência invade o ambiente escolar, tornando-se frequente em seu cotidiano. Tem-se, que a prática pedagógica do professor é responsável pelo processo educacional e relacional que acontece na aula e, consequentemente, também possui uma parcela de responsabilidade no surgimento das manifestações de violência, que podem comprometer o desenvolvimento do trabalho docente e colocar em risco a integridade dos alunos. A partir da necessidade de contribuir com as discussões relacionadas ao trabalho do professor (metodologia de ensino, conteúdo, intervenção pedagógica, relação professor-aluno, postura profissional, compromisso com a profissão, etc.), o objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar, analisar e discutir a origem da violência nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos, identificaram-se os tipos de violência manifestados nas aulas e as situações que lhes deram origem, analisando os aspectos da prática pedagógica do professor de Educação Física que apresentaram relação com a origem e o desenvolvimento das situações motivo de violência

Acessar Arquivo