A Paginá Ed. Física da Depressão Como Fotografia do Campo da Educação Física: Algumas Reflexões

Por: Arley Grazziotti Gregório, Cesar Felipe Cumin do Nascimento, Marcela da Silva Brandão e Michel Binda Beccalli.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

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Resumo

Trata-se de uma análise da página “Ed. Física da Depressão” (EFD) que pode ser considerada como conselheiro e como fotografia do campo da Educação Física (BAUMAN, 2001) e, nesse sentido, lócus importante para identificação da Educação Física, como campo de produção de conhecimento e de intervenção, é/ou deve ser. Seu objetivo foi identificar qual(is) entendimento(s) e discurso(s) estão/são vinculados à página EFD, buscando: (1) identificar nas postagens da EFD elementos que permitam pensar o campo da Educação Física como campo de intervenção e de produção de conhecimento; (2) elencar as publicações que buscam fortalecer/privilegiar vertente(s) da Educação Física (3) refletir a partir das postagens da página sobre os projetos de Educação Física que a página busca fortalecer. Essa pesquisa, então, se caracteriza como qualitativa e descritiva, se constituindo como estudo de caso. Foi realizado um mapeamento da página EFD com intuito de entender seus mecanismos de funcionamento e identificar seu público alvo. A produção de dados dessa pesquisa foi desenvolvida com base na análise temática e, para isso, foram elencados três temas que nos chamaram atenção: discurso de senso comum e saber científico se confundem; responsabilização do indivíduo e; culto ao corpo. Foi possível observar que a página EFD, a partir do que é veiculado, entende e busca fortalecer determinados discursos, ideologias e propostas, tanto de intervenção como de produção de conhecimento do campo/para o campo. Em dissonância, enquanto a página EFD fortalece determinadas vertentes da Educação Física, outras possíveis releituras são deixadas em segundo plano.

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