A Pedagogia Crítico-superadora e o Esporte Escolar: Um Estudo Sobre a Proposta Curricular da Educação Física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás

Por: Natália Macedo Nunes.

153 páginas. 2014 13/08/2014

Send to Kindle


Resumo

O objeto desta pesquisa é a pedagogia crítico-superadora e, diante dele, o objetivo deste estudo foi o de contribuir para a construção coletiva da teoria histórico-crítica e da pedagogia crítico-superadora no âmbito da Educação Física, delineando uma análise documental de uma escola que se apropriou de forma explícita tanto da teoria quanto da pedagogia. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é o de analisar na proposta curricular da Educação Física do CEPAE, o trato com o esporte escolar, considerando os pressupostos da pedagogia crítico-superadora na perspectiva do trabalho pedagógico do professor. Dessa maneira, as problemáticas desta pesquisa se materializaram na seguinte questão: a proposta curricular da Educação Física do CEPAE instrumentaliza o professor, resultando em um conhecimento crítico para o trabalho pedagógico com o esporte? Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou a técnica de pesquisa bibliográfica, considerando como fonte principal os documentos pertencentes à escola pesquisada: Projeto Pedagógico, Regimento Interno, artigo publicado com o currículo da Educação Física do CEPAE e o programa de conteúdos da Educação Física do ano de 2013. Concluímos esta pesquisa confirmando nosso pressuposto inicial de que a proposta curricular, fundamentada pelos elementos da pedagogia crítico-superadora, instrumentaliza o professor de Educação Física, resultando em um conhecimento crítico para o trabalho pedagógico com o esporte. Embora sejam necessários novos estudos na área da Educação Física que somem esforços para a construção coletiva da pedagogia crítico-superadora, as reflexões contidas nesta pesquisa contribuem para uma discussão que surge da realidade concreta de operacionalização de tal pedagogia na escola. Esperamos ainda que, a partir dessas primeiras ideias, outros pesquisadores possam colaborar para o desenvolvimento dessa teoria pedagógica na Educação Física

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16717

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.