Resumo

A ludicidade é um assunto que tem conquistado grande espaço, principalmente na educação infantil, por ser o jogo, a brincadeira e o brinquedo elementos essenciais da infância. O uso deles permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do desenvolvimento infantil. Unidos à ludicidade estão presentes os elementos psicomotores, ainda que sem ser nomeados ou percebidos pela criança. São adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar, que completa o pensar pedagógico, visto que a criança aprende e se desenvolve física, mentalmente e emocionalmente enquanto brinca. O presente estudo teve por objetivo analisar quais as implicações da ludicidade e da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento da criança e entender por que é tão importante vivenciar os estágios lúdicos e psicomotores no desenvolvimento infantil, observando os aspectos significativos e funcionais para a aprendizagem das primeiras letras e números. A fundamentação teórica deste estudo se deu, sobretudo, a partir dos referenciais da filosofia, da sociologia, da sociologia da infância, da pedagogia, da psicologia e da psicomotricidade, por meio de autores como Huizinga (2010), Vygotsky (2011), Wallon (2007), Piaget (1977), Fonseca (1996), entre outros. A categoria de pesquisa escolhida foi um estudo de caso, exploratório e participante, no qual o instrumento utilizado para coleta de dados foi o diagnóstico psicomotor (OLIVEIRA, 2005). O estudo demonstrou que é possível, por meio de atividades lúdicas, influenciar positivamente o perfil de desenvolvimento motor, sendo capaz de melhorar os quocientes motores envolvidos: coordenação motora ampla e fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. 

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