Resumo

Este estudo teve como objetivo descobrir quais os tipos de relações estabelecidas em aulas de futsal na infância e em particular se a pedagogia do esporte praticada neste cenário educa para a heteronomia ou para a autonomia. A moral autônoma é aquela em que o sujeito governa a si mesmo, tem consciência das regras e age considerando o outro na relação; é um tipo de moral baseada em relações sociais de cooperação e tem como fontes o respeito mútuo, a reciprocidade e as relações democráticas. Já a moral heterônoma é aquela em que o sujeito é regulado por outros e cumpre regras por simples obediência ou temor; é um tipo de moral baseada em relações sociais de coação e tem como fontes o respeito unilateral, o egocentrismo e a obediência. Para tanto, observaram-se 11 aulas de futsal para crianças na faixa etária de 9 a 12 anos de idade, ministradas por quatro professores de Educação Física (3 aulas dos três primeiros e 2 aulas do quarto). As observações da investigação foram realizadas em programas de iniciação ao futsal em escolas especializadas de dois clubes esportivos e de duas associações congêneres. Na metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a observação nãoparticipante. Num primeiro momento, as aulas foram registradas em vídeo e narradas para um gravador de fita K7. Posteriormente, foram transcritas na íntegra. Abstraíram-se 95 momentos em que a dimensão moral foi mais incisiva. Descobriu-se que os tipos de relações estabelecidas em situação de aula foram, por um lado, de respeito mútuo, de cooperação, de reciprocidade e democráticas e, de outro lado, de respeito unilateral, de conservação do egocentrismo, de coação e de obediência. Do total de momentos abstraídos e discutidos, 23 foram voltados para a autonomia e 72 voltados para a heteronomia. Por extensão, foi possível concluir que a pedagogia do esporte praticada por esses professores na iniciação ao futsal educou predominantemente para a heteronomia

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