Resumo

Alguns autores, como MCLAREN (2000), já apontaram que a tensão entre a
pluralidade cultural e a necessidade política de justiça universal constituise "a questão urgente do novo milênio". Nesse sentido, a educação e a
formação docente têm discutido a pedagogia multicultural como forma de
construção de um conhecimento que reconheça e valorize identidades
culturais apagadas ou negadas em estruturas curriculares monoculturais.
Este trabalho de cunho qualitativo tem como referencial metológico um
estudo de caso. Foram utilizados como instrumento de coleta a observação
participante e a análise de documentos oficiais. Para isso, foi construído
um arco teórico bibliográfico documental, analisando os significados e a
importância da prática pedagógica na Educação Física. Dessa forma, foram
analisados estudos e conceitos sobre cultura e suas diversas inserções no
universo escolar. Foram analisados também os Parâmetros Curriculares
Nacionais, nos quais encontra-se a Pluralidade Cultural como um dos temas
transversais. Além disso, os próprios objetivos da Educação Física (PCN’s)
destacam o reconhecimento e o respeito às diferenças físicas, pessoais,
sexuais e sociais. O 1º Festival Intercolegial de Danças Populares de Belo
Horizonte demonstra a possibilidade de abordagem da diversidade cultural
através da Educação Física. Esse festival foi produto de um trabalho
sistematizado de professores de Educação Física com a cultura popular
brasileira. Conseguiu-se reunir vários alunos de escolas públicas e privadas
de diferentes níveis sociais e econômicos, e de várias regiões de Belo
Horizonte. Dessa forma, este evento, junto ao trabalho realizado durante
todo o ano, garantiu aos alunos a oportunidade de conviver e aceitar as
diferenças, buscando o desenvolvimento de valores para uma educação
multicultural.

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