A Percepção de Atletas de Diferentes Categorias do Futebol Sobre o Comportamento dos Treinadores: Comportamento Percebido e Ideal

Por: Silvia Regina de Souza.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.23 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar como atletas o futebol das categorias Sub-15, Sub -17 e Sub-20 analisam o perfil do seu treinador (comportamento ercebido do treinador) e como gostariam que ele se comportasse (comportamento ideal do treinador). articiparam da pesquisa 74 atletas brasileiros. Os atletas responderam à Escala de Comportamento do Treinador - ersão atleta (ECT-A) indicando como se comporta o seu treinador e como gostariam que ele se comportasse. Os resultados sugerem que o fato de pertencerem a diferentes categorias não significa que tenham ercepções diferentes acerca do modo como se comporta o seu treinador ou sobre como gostariam que ele se omportasse. Embora a avaliação dos atletas do seu treinador tenha sido positiva, comparando-se as médias btidas para o comportamento percebido pelo atleta no treinador e comportamento ideal, verifica-se que ela empre foi menor para o comportamento percebido. Finalmente, não houve diferença significativa entre as espostas relacionadas ao comportamento percebido e ao comportamento ideal para a dimensão reforço pessoal egativo. Apesar dos aspetos interessantes neste artigo, os resultados indicam a necessidade de nvestigações futuras.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v23n2/v23n2a06.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.