A Percepção da Saúde Docente Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional

Por: , Paulo José Cabral Lacerda e Rhaylla G. de Lima Martins.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A saúde docente em Educação Física tem chamado à atenção dos pesquisadores quanto aos prejuízos na atuação profissional e na própria vida dos professores. Assim, o objetivo do trabalho buscou identificar a presença de possíveis patologias ao longo da carreira docente, bem como, analisar a percepção de saúde a partir dos sintomas percebidos. Neste sentido, esta pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório entrevistou 25 professores da rede pública municipal e estadual da regional de Jataí-Goiás, sendo cinco docentes de cada ciclo de desenvolvimento profissional (entrada, consolidação, afirmação e diversificação, renovação e maturidade). Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e com o auxílio do software NVivo 10. As entrevistas evidenciaram que em todos os ciclos a ocorrência de fatores pessoais e profissionais influenciam as esferas física e psicológica dos professores, as quais podem culminar no aparecimento de doenças. Entretanto, os docentes do ciclo de entrada e do ciclo de afirmação e diversificação, avaliaram a saúde como regular. Por outro lado, os professores dos ciclos de consolidação, renovação e maturidade na carreira consideraram a saúde como boa. Conclui-se que, especialmente os fatores pessoais e profissionais, como carga horária elevada, estruturas físicas/materiais, estilo de vida inadequado, influenciam diretamente a prática docente e a sua percepção de saúde durante os ciclos. Percebe-se uma oscilação entre os primeiros ciclos, e uma tendência positiva nos ciclos finais, o que demonstra uma maior preocupação com a saúde dos docentes com o avançar da carreira.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

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