A Percepção de Carreira de Profissionais de Educação Física e a Atuação no Mercado de Academias: Expectativas e Realidades

Por: Pedro Xavier Manfro.

67 páginas. 2018 17/08/2018

Send to Kindle


Resumo

Em vista do crescente mercado de academias na cidade de Porto Alegre e da inserção de profissionais de Educação Física, este trabalho tem o propósito de compreender como tem se caracterizado tal mercado e, no interior dele, quais percepções de carreiras são constituídas pelos profissionais em diferentes momentos de suas trajetórias. Através de um delineamento qualitativo de entrevistas semiestruturadas, busquei entender como são formadas as expectativas de carreira dos graduandos, assim como também entender como as carreiras dos mais experientes foram construídas. No começo da pesquisa contatei interlocutores-chave já inseridos no mercado, através dos quais tive a oportunidade de entrar em contato com outros profissionais. Descrevendo a narrativa de cada entrevista baseada nos conteúdos temáticos, pude notar alguns pontos reincidentes em cada fala, onde emergiram categorias interpretativas como a (i) adaptabilidade para executar diversas funções no mesmo período, (ii) a incerteza sobre o futuro da carreira, (iii) a possibilidade de uma graduação paralela e (iv) a resiliência profissional da Educação Física. Através destas percepções, propus a construção de um novo desenho de carreira, chamada aqui de carreira ramificada, a qual pode ser visualizada através de um diagrama de árvore ramificada (origem do nome), onde as linhas representam a trajetória de carreira que se mostra circunstancial. Entende-se que num constructo individual, o profissional pode atuar em uma gama de opções dentro do mercado até que consiga buscar o que melhor lhe convém. Independente do formato em que esta carreira acontece, o desenvolvimento pessoal/profissional é constante no que concerne o acúmulo de experiência.

Endereço: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188392

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.