Resumo

o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de escolares de uma escola particular de ensino fundamental, sobre a presença de diversos tipos de preconceitos. essa é uma questão atual, que tem uma relevância bastante ampla, tendo em vista que um dos temas que mais chamam atenção na sociedade escolar da atualidade, diz respeito às relações construídas no ambiente escolar e as aulas de educação física. para levar a termo o estudo foi realizada uma pesquisa de campo com 211 alunos do ensino fundamental, os quais foram convidados a responder questões com perguntas que fazem parte da dinâmica relacional e da vivência na disciplina de educação física. Os resultados apontam que 49% dos entrevistados já haviam sofrido alguma forma de preconceito na escola e que aqueles percebidos a aparencia física e o desempenho escolar são as duas variaveis que mais são precursoras de preconceito.. Um numero signficativo destas crianças e adolescentes já apresentam sintomas que devem ser melhor investigados como falta de sono, se sentem deprimidos, com raiva e ansiosos. As piadinhas são muito criticadas por todos da amostra Quanto a quem não gostam de se relacionar, estes afirmam que são homossexuais e pessoas com faixas etaria diferenciadas (mais novas e mais velhas). Com relação relacao as aulas de Educação Física as respostas deixam claro que nesta escola, o preconceito de gênero não é prevalente e a grande maioria dos estudantes percebem as aulas como um momento ideal de confraternização entre os alunos. Conclui-se que existe o preconceito generalizado na escola, tanto que alguns relatam o sofrimento com relação a eles e outros afirmam ter preconceitos principalmente com relação a homossexuais e pessoas de faixas etarias diferentes. A aula de Educação Física é percebida como agregadora e capaz de modificar comportamentos preconceituosos.

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