A Percepção de Estudantes Universitários de Educação Física Sobre a Avaliação Formativa: Vantagens, Dificuldades e Satisfação
Por Rodrigo Atienza (Autor), Alexandra Valencia-peris (Autor), Daniel Marts-garcía (Autor), Victor M. Lopez Pastor (Autor), José Devís (Autor).
Em Movimento v. 22, n 4, 2016. Da página 1033 a 1048
Resumo
O objetivo deste estudo é conhecer como os estudantes de formação inicial para professores de Educação Física percebem a aplicação de um modelo de avaliação formativa, enfocando as vantagens, dificuldades e satisfação deste modelo. O estudo foi realizado com uma amostra de 136 estudantes da Faculdade de Educação. A escala CMEFIEF foi aplicada e foram realizadas estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados mostram um alto grau de satisfação do aluno e alta valorização dos benefícios, como oferecer alternativas para todos os alunos e proporcionar uma aprendizagem útil e ativa; enquanto as maiores dificuldades estão relacionadas com os requisitos relativos à participação dos estudantes.