A Percepção dos Alunos e Professores de Uma Faculdade de Educação Física com Relação Ao Papel do Profissional de Educação Física na área da Saúde

Por: Fábio Gianolla.

130 páginas. 2016 23/11/2016

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Resumo

Introdução: Incentivar ações de atividades físicas tem sido uma das iniciativas do Ministério da Saúde com o objetivo de proporcionar saúde para a população. Para que isso ocorra é necessário a intervenção de profissionais capacitados nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), em especial no programa Academia da Saúde (AcadS), onde está incluída a participação do PEF, em uma equipe de saúde multiprofissional. Pelo Brasil existem inúmeros programas e iniciativas nos quais a presença do profissional de Educação Física é realidade na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: A percepção dos alunos e professores de uma Faculdade (de Educação Física) com relação ao papel do profissional de Educação Física na área da saúde. Materiais e Métodos: A população do estudo foi composta por alunos do primeiro e oitavo semestres, bem como docentes em Educação Física da FEFISO/ACM. Aplicou-se um quesitonário com perguntas abertas e fechadas sobre áreas de atuação em Educação Física, saúde pública e equipe multiprofissional, para investigar a inserção deste profissional nas áreas de saúde pública e equipe multiprofissional. A análise das perguntas abertas foi feita pelo método análise de conteúdo e análise estatística das respostas fechadas e abertas feita através do teste de Chiquadrado e Coeficiente de concordância de Kendall. Foram considerados significantes os dados de p<0,05. Resultado:Como resultado, identificou-se que os entrevistados, discentes e docentes, percebem que o profissional de educação física pode atuar na área da saúde, porém desconhecem termos referentes à saúde pública e onde se insere o profissional de Educação Física. A falta de conhecimento de termos referentes ao tema se dá por não existir abordagem nas disciplinas do curso. Identificou-se também as 3 áreas que mais os alunos desejam trabalhar após formados, sendo: academia, esportes e escolar. Conclusão: Ter percepção do PEF como integrante em uma equipe multiprofissional em Saúde Pública é útil para que se crie uma capacitação profisisonal e a adequação do curso a esta nova realidade. O curso da FEFISO / ACM tem semelhança aos demais cursos de Educação Física no Brasil, que ainda não despertou interesse para ter em seu currículo disciplinas que atendam a realidade do SUS

Endereço: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/19519

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