Resumo

O objetivo deste estudo foi Analisar a percepção dos estudantes em relação a uma oficina sobre a temática Saúde no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro. Os participantes do estudo foram 83 estudantes de três cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro: Curso técnico de informática, química e edificações, que se propuseram voluntariamente a colaborar com o levantamento. O estudo utiliza o método do tipo Survey, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho quantitativo e análise qualitativa. Os dados foram coletados com aplicação de um questionário composto por 5 questões fechadas, após a realização de uma Oficina, composta por 5 encontros, sobre a temática saúde, os temas de cada encontro foram: saúde no contexto escolar; educação física e saúde: uma relação histórica; perspectiva ampliada de saúde; educação física, saúde e o mundo do trabalho e projeto de vida: possibilidades para viver com mais saúde. Os resultados sugerem que a temática saúde desperta muito interesse entre os estudantes. Todavia, é preciso ressignificar sua compreensão que ainda está fortemente atrelada ao viés biológico e o senso comum que estabelece uma relação direta entre a prática de Atividade Física e saúde, desconsiderando outros aspectos que são indispensáveis para aquisição da Saúde. Como considerações, acredita-se a Educação Física escolar pode contribuir, por meio de suas práticas pedagógicas, com estratégias e metodologias que promovam a reflexão crítica sobre uma concepção ampliada de Saúde, capaz de transformar a sua visão hegemônica dentro da sociedade