A Percepção dos Professores de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Diante dos Efeitos da Radiação Ultravioleta Solar no Ambiente de Trabalho

Por: Renata Fortes Fernandes.

88 páginas. 2014 29/06/2012

Send to Kindle


Resumo

Na década de 80, foi constatada a diminuição da concentração da camada de ozônio e como consequência o aumento da incidência da radiação ultravioleta solar no mundo. Desde então, as implicações são cada vez mais sentidas e as estatísticas apontam o câncer de pele como o mais comum da população brasileira. O profissional de Educação Física sofre com a falta de infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades, uma vez que o ambiente de trabalho é exposto ao sol e à poeira. O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de pesquisa de campo, a percepção dos professores de educação física que desenvolvem suas atividades laborais nos Centros de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, diante dos efeitos da exposição solar em seu ambiente de trabalho. Para isto, torna-se imprescindível percorrer os específicos: identificar os riscos que os profissionais de Educação Física estão submetidos em seu ambiente de trabalho; identificar o número de Centros de Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal e as suas infraestruturas para a prática de educação física; mapear os Centros de Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal, utilizando as ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e identificar as políticas públicas que garantam o exercício da profissão do docente de educação física de forma saudável. Os métodos adotados para este estudo foram as pesquisas de campo e bibliográfica. Aquela contou com a participação de 60 professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O instrumento de pesquisa foi o questionário, contendo 41 questões fechadas seguido de seu processamento. Os resultados indicaram que os professores percebem que correm riscos ao se exporem à radiação ultravioleta em seu ambiente de trabalho devido à falta de infraestrutura adequada para o exercício de sua profissão.

Endereço: http://www.bdtd.ucb.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.