A Percepção dos Professores Frente Ao Bullying de Uma Escola Público da Cidade de Montes Claros

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 24 - 33

Resumo

Objetivo: estudo tem como objetivo analisar a presença do bullying no espaço escolar. Procurando identificar as causas e consequências do bullying na escola e discutir o papel professor frente às situações de bullying na sala de aula. Métodos: Trata se de um estudo descritivo, qualitativo. O método etnográfico realizou o trabalho de campo com observação e entrevista. O estudo foi composto por 20 professores de alunos com idade entre 14 e 16 anos, matriculados no 1° ano do ensino médio de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Montes Claros, MG. Os Critérios de inclusão foram: concordar em participar do estudo, pertencer à faixa etária de 25 a 40 anos de ambos os sexos e ser professor na escola escolhida. Os dados foram coletados durante os meses de agosto e novembro de 2015, após assinatura do TCLE e por meio de entrevista, observação do grupo focal e registrada em um diário de campo e pela equipe da pesquisa. Os procedimentos foram aprovados pelo (CAAE: 47173615.7.0000.5141). Resultados: Como resultado três temáticas centrais foram apresentadas na dinâmica do grupo focal. Os principais achados foram 1) Bullying é o preconceito 2) Bullying é o racismo 3) A escola é o enfretamento do bullying. Conclusão: A partir dos discursos dos autores e colaborantes dessa investigação os comportamentos decorrentes do bulliyng evidenciados podem colocar em risco principalmente a saúde mental e física dos adolescentes.

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