A Performance Art Como Propedêutica da Experiência: Construção de Sentidos e Significados Sobre, com e Por Meio do Corpo

Por: Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova.

146 páginas. 2016 12/02/2016

Send to Kindle


Resumo

Com o objetivo de apontar a “Performance Art” como propedêutica da experiência no contexto da disciplina “Filosofia, Educação e Corpo”, componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e suas contribuições na construção de sentidos e significações sobre, com e por intermédio do corpo, em suas múltiplas vivências, o presente trabalho pretende apontar possibilidades pedagógicas da “propedêutica” – no sentido de um conceito que diz da preparação estrutural dos rumos da experiência – na perspectiva da Performance Art. A proposição desta manifestação como possibilidade metodológica é apresentada como uma manifestação que possibilita, por meio da vivência, resgatar alguns sentidos tanto para a Educação, de modo geral, quanto para a Educação Física. O modo estruturalista do pensamento sob esta perspectiva é subjugada a partir da proposição de que a propedêutica – suspensa aqui a partir da Performance Art – pode ser interpretada como uma forma possível de estruturar e determinar a experiência do sujeito frente a um objeto a ser conhecido no âmbito das práticas pedagógicas na escola. O trabalho evidencia uma pesquisa, de natureza “etnográfica” de cunho “participante”, a qual foi desenvolvida juntamente com os estudantes matriculados na disciplina “Filosofia, Educação e Corpo” do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. A estrutura propedêutica propiciou a concretude da experiência cuja intenção foi pautada na perspectiva de imbuir a mudança de um comportamento entre (futuros) profissionais, a transformação e instrumentalização dos alunos para a proposição de novas práticas de significação do conteúdo da área de modo a tornar possível a percepção do corpo em sua complexidade, enquanto um campo simbólico frente a uma cultura a fim de transcender a visão dualista e cartesiana pela qual tem influenciado este campo de saber.

Endereço: http://bdtd.ufs.br/handle/tede/2956

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.