A Pesquisa em Aprendizagem Motora e Sua Aplicação na Educação Física Escolar

Por: E. S. O. dos Santos e J. N. Ferreira.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A pesquisa é uma atividade humana cujo objetivo é descobrir respostas para perguntas, através de processos científicos. Neste trabalho, introduzimos a problemática da aplicabilidade das pesquisas em aprendizagem motora na Educação Física Escolar, e discutimos sobre a produção científica dentro das universidades, o que faremos através de levantamento bibliográfico. Para que isto se torne possível é necessário voltarmos à velhas discussões sobre os conceitos básicos a cerca da ciência, levantando questões como a crise sobre os objetivos da pesquisa. Isto parece abranger a educação física como um todo e em especial a aprendizagem motora, pois a ela estão relacionados os conteúdos da educação física escolar. Não pretendemos levantar a discussão sobre pesquisa básica ou aplicada e entendemos que vários fatores contribuíram para a falta de interação entre a produção do conhecimento e a prática na sala.de aula, entre os quais se encontram a falta de relação entre o professor e o pesquisador, o crescente interesse por outras áreas de estudo (o desenvolvimento e o comportamento motor) em detrimento da aprendizagem motora e a natureza das pesquisas, que tem se concentrado mais no âmbito laboratorial. Notamosem nossa pesquisa que muito tem sido discutido para mudarmos essa situação, no entanto, muito pouco tem sido realmente feito para revertemos este quadro. É preciso quetodostenhamos consciência da problemática e nos comprometamos com estas mudanças, de forma que possamos trabalhar e satisfazer os anseios dos professores, sem abandonar a ideologia dos pesquisadores que formam o conjunto perfeito de uma sociedade que vive em harmonia em seus ramos profissionais e acadêmicos.

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