A Pesquisa de Impacto Econômico Como Subsídio Para as Tomadas de Decisão em Gestão de Eventos Esportivos: Estudo de Caso do X Games Brasil 2013

Por: Geraldo Ricardo Hruschka Campestrini e .

Movimento - v.23 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto econômico de eventos esportivos sobre uma localidade, com efeitos sobre as tomadas de decisão em gestão. O estudo utilizou dados do X Games Brasil, realizado em Foz do Iguaçu/PR em 2013, quando se realizou uma pesquisa de campo quantitativa, com a aplicação de questionário no local do evento, somada à análise documental da organização do evento, compondo uma análise sobre o seu custo-benefício. O impacto econômico calculado foi de R$ 51,7 milhões. O ponto central de reflexão passa pela compreensão de como essas informações econômicas e financeiras implicam tomadas de decisão em gestão de eventos esportivos, uma vez que existem pontos de convergência entre as parcerias público-privadas comuns neste tipo de acontecimento. Sugere-se, assim, um modelo analítico mais racional para corroborar o aporte público em eventos esportivos.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/67321

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.