A Pesquisa em Atividade Física Adaptada: Objetos de Estudo e Metodologias

Por: Edison Duarte, Gabriela Harnisch, Jalusa Storch, José Júlio Gavião de Almeida e Maria Luíza Tanure Alves.

Pensar a Prática - v.20 - n.1 - 2017

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Resumo

O texto aborda a construção da Atividade Física Adaptada (AFA) como área de conhecimento, abordando seu desenvolvimento, objetos de estudos, métodos e resultados alcançados. Estudos epistemológicos definem a AFA como um campo de conhecimentos cross-disciplinar, com foco em três pontos: 1) Adaptação; 2) Diferenças Individuais; 3) Atividade Física. Há predominância pelo design quantitativo com crescimento nos estudos qualitativos. No campo da educação física adaptada, a inclusão começa a ser defendida como melhoria da qualidade de ensino para todos e não apenas para alunos com deficiência. Há necessidade de reflexão sobre o acesso e o impacto das pesquisas na prática profissional.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/40174

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