Resumo

O presente estudo tem o objetivo analisar o lugar da pesquisa no currículo de um curso de licenciatura em Educação Física. Os objetivos específicos foram: compreender se a pesquisa é componente integrante nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica; analisar a concepção de pesquisa estabelecida no Projeto Político Pedagógico do curso de formação e; analisar a percepção dos interlocutores sobre a inclusão da pesquisa no currículo do curso de formação. Os instrumentos de levantamento de dados foram a análise documental, o questionário e o grupo focal. Os interlocutores da pesquisa foram docentes e discentes do referido curso. Foi compreendido que a pesquisa está incluída nas Diretrizes Curriculares Nacionais como um dos seus princípios norteadores para o preparo e o exercício profissional. No Projeto Político Pedagógico do curso investigado a pesquisa está incluída como um meio de produção de conhecimento e está posta em uma relação indissociável com o ensino e a extensão em todas as disciplinas. Os interlocutores reconheceram a pesquisa como um importante elemento no currículo do curso pesquisado. Foram apontadas facilidades e dificuldades em incluir a pesquisa nas diferentes disciplinas.

Acessar