A Pesquisa Participante na Formação Continuada de Professores de Educação Física: a Identificação da Realidade

Por: Alexander Barreiros Cardoso Bomfim e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.22 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Com o objetivo de estruturar um programa de formação continuada voltado a professores de Educação Física (EF) do estado de Roraima dando voz aos docentes desde o momento do planejamento das ações, foi realizada uma pesquisa participante tendo como pano de fundo o cotidiano escolar. Foram sujeitos da pesquisa três gestores da área da Educação do município de Boa Vista, e 23 professores de EF. Após análise documental dos regulamentos que regem a EF na cidade, reuniões com a equipe gestora e seminários de planejamento com os docentes, as demandas elencadas abrangeram aspectos de ordem administrativa, de ordem pedagógica e tópicos relativos à formação inicial. A partir das sugestões levantadas, o programa foi estruturado em temas: 1. Normas que regem a EF na escola; 2. Identidade da EF na escola e suas relações com as demais disciplinas do currículo; 3. Conteúdos de ensino; 4. Didática da EF a partir de reflexões sobre a prática; 5. O processo avaliativo na EF escolar; 6. Estruturação e aplicação das abordagens metodológicas em EF escolar. Os resultados permitem inferir que existem algumas deficiências na formação inicial que se materializam na prática pedagógica e podem ser sanadas por meio de programas de formação continuada que estimulem e levem em consideração a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4443

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.