A Plataforma Educacional de Atletismo Como Ferramenta Para a Difusão de Conhecimentos Entre Professores de Educação Física

Por: Denis Rodrigo Del Conte.

148 páginas. 2018 12/03/2018

Send to Kindle


Resumo

É fato que o atletismo ainda é uma modalidade pouco ensinada por professores de Educação Física em todo o Brasil, embora faça parte de documentos oficiais da disciplina, a exemplo do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. No entanto, há possibilidades para contornar esse cenário. Uma delas é a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no trabalho pedagógico, a fim de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, motivando-os a conhecer essa modalidade esportiva, além de contribuir positivamente para o trabalho do professor. Certos que a internet e suas ferramentas on-line seriam um caminho eficaz para provocar mudanças no cenário do atletismo escolar, buscamos, nesta pesquisa, verificar a efetividade de uma de suas ferramentas, ou seja, a “Plataforma Educacional de Atletismo - PEA”. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o processo de elaboração, implementação e avaliação de uma plataforma educacional on-line visando à difusão de conhecimentos relacionados ao ensino do atletismo. Após a coleta e análise dos dados, os resultados demonstraram que a plataforma Canvas foi fundamental para a interação, socialização e troca de saberes entre os professores e o pesquisador, viabilizando a partilha de conhecimentos, métodos pedagógicos e informações sobre o ensino do atletismo escolar. Também comprovaram que os vídeos de experiências pedagógicas, localizadas no YouTube e produzidas pelos cursistas, atuaram na motivação, sensibilização e exemplificação do trabalho com esta modalidade esportiva, levando os professores à superarem as adversidades, ampliando seus conhecimentos sobre como ensinar o atletismo com auxílio das tecnologias.

Endereço: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_ce8bd1e90ba18f1ead678ee197a5dac9

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.