A Poética de Corpos Brincantes no Contexto Escolar

Por: Tania Marta Costa Nhary.

Corpoconsciência - v.20 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Esse artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os sentidos e os significados dos movimentos lúdico-corporais dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, em atividades livres, sobretudo o recreio. Se fundamentou na teoria da complexidade e no Imaginário, como escola de pensamento e como método, de modo a elucidar e capturar as imagens arquetípicas que se circunscrevem nos jogos e brincadeiras “experienciados” por esses brincantes. Percebeu-se que essas atividades levam a um estado de “equilibração psico-sócio-corporal”, vivenciados por comportamentos míticos de heroicidade, solidariedade, partilha, afeto, transgressões e disputas.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.