A Política Educacional da Rede Pública Estadual Paulista e a Presença do Professor de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Por: Anoel Fernandes.

Conexões - v.8 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi buscar elementos para a compreensão dos motivos da entrada dos professores de Educação Física como os responsáveis por ministrar aulas no Ciclo Básico em 1988; a retirada desse profissional no ano de 1995; e o retorno em 2003. A inserção desse profissional no Ciclo Básico tinha a função de auxiliar os alunos na aprendizagem de outras disciplinas. A retirada no ano de 1995 esteve atrelada às mudanças de ordem econômicas e políticas. Enquanto que o retorno desse profissional no ano de 2003 esteve atrelado ao esforço de um secretário adjunto. A presença do professor especialista nesse ciclo de ensino é de certa forma “refém” das políticas e concepções dos gestores educacionais, ou seja, os movimentos políticos e econômicos da educação possuem mais significância quando no momento da definição da presença ou ausência do professor especialista do que aspectos de ordem pedagógica com vistas a uma melhor oferta da qualidade de ensino.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/478

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.