A Política Nacional de Pós-graduação Como Expressão da Decadência Ideológica : Incidências na Educação Física

Por: Ana Paula de Melo Silva Kimura.

162 páginas. 2017 13/01/2017

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa procurou estudar as incidências da Decadência Ideológica no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física. A ênfase recaiu sobre as reais expressões da decadência ideológica, principalmente no que se refere à miséria da razão. Objetivou-se inicialmente apresentar e entender o processo da Decadência Ideológica no contexto do capitalismo contemporâneo por meio de uma contextualização histórica acerca da constituição da classe burguesa, os desdobramentos imbricados nessa decadência a partir do irracionalismo e da miséria da razão, para além o falso consenso sobre a materialização do movimento da pós-modernidade. No segundo momento, foi estabelecida uma linha de compreensão de determinações e condicionamentos em torno do capitalismo contemporâneo e a expressão real da miséria da razão pontuando as circunstâncias mais gerais da política de pós-graduação brasileira. Os procedimentos metodológicos para realizar essa investigação científica foram baseados em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, delimitada pela análise documental dos ordenamentos políticos que se fundam e são legitimados no Plano Nacional de Pós-Graduação, VI PNPG 2011-2020. Ao direcionarmos para o contexto da pós-graduação em Educação Física utilizamos a documentação referente à Área 21. Os documentos de área que foram considerados na análise foram os seguintes triênios: 2001/2003; 2004/2006; 2007/2009; 2010/2012 e os relatórios de avaliação dos triênios 2007/2009 e 2010/2012. Ao analisarmos os documentos identificamos que a real expressão da miséria da razão se dá pela tecnocracia, burocratização e produtivismo. Portanto, é possível notar o quanto uma discussão acerca da Decadência Ideológica na Educação Física é necessária. A Educação Física precisa incorporar esta discussão em seu meio, vez que ela subsidia a reflexão de uma série de aspectos relativos à área, entre eles, por exemplo, os processos formativos e a produção do conhecimento. Sendo assim, não tivemos a pretensão de apresentar caminhos conclusivos, mais sim apresentar o debate, ficando abertas possibilidades outras de novas investigações.

Endereço: http://googleweblight.com/?lite_url=http://repositorio.unb.br/handle/10482/22195&lc=pt-BR&s=1&m=638&host=www.google.com.br&ts=1513347013&sig=AOyes_SiFjNFBsWdWHOZDw-rhDPWTvYyTw

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.