A Postura Corporal do Escolar Através da Abordagem Ecológica

Por: Fabrícia Azevedo da Costa, Juliana Lorentz Farias, Larissa Bastos Tavares, Maria Irany Knackfuss, Radha K. Barros Freire e Vera Maria da Rocha.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Analisar a condição de saúde do escolar requer considerações sobre vários aspectos, dentre eles o aspecto da postura corporal associada ao ambiente escolar. Com o objetivo de analisar o escolar em seu contexto, com relação a sua postura corporal,além de instituir um programa preventivo de alterações posturais dentro das escolas municipaisde Natal, este trabalho utiliza-se uma metodologia descritiva. A população foi formada por400 alunos, matriculados em 7 escolas municipais de Natal-RN/BR. A amostra aleatória constitui-se de 400 escolares, com idades entre 6 e 12 anos. Como instrumentos utilizouse a observação sistemática; uma ficha de avaliação postural; um posturógrafo; uma balança antropométrica; entrevista semi-estruturada. Os resultados foram: 49,5% dos escolares do sexo feminino e 50,5% do sexo masculino. Observou-se que a X de idade, de peso e de estatura, respectivamente, foram: 7,6 a; 24,16 Kg e 1,24cm para o sexo feminino e 8,1 a; 24,91 Kg e 1,26cm para o sexo masculino. As alterações encontradas foram: assimetria de ombros e de escapulas; hipercifose; hiperlordose lombar e escoliose e joelhos hiperextendidos. Com relaçãoao contexto, a área física apresentou-se adequada; referindo-se a concepçãode saúde, os entrevistados relacionaram ao bom estado geral, porém não apresentam em sua organização elementos que possibilitemo trabalhodas questões relacionadas a este bem estar. Através dos resultados verificou-se a necessidade de trabalho preventivo. Concluímos que as alterações de coluna apesar de não apresentarem caráter estrutural são freqüentes entre crianças, sem diferenças estatísticas entre os sexos; há falta de relação entre o conhecimento e a prática de saúde no âmbito escolar e necessidade de conhecimento por parte dos docentes.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.